sábado, 19 de fevereiro de 2011

"O Besouro Verde", melhor, "Kato"...

Oi.
Estou começando a achar que tenho um gosto péssimo para filmes. Mas antes, gostaria de dizer que é maravilhoso estar de férias porque, de férias, posso assistir um filme no dia de sua estréia e não "quando dá tempo"...
Lembram-se quando escrevi sobre "Os Mercenários"? Pareceu-me que só eu gostei do filme... Agora, com o Besouro, não parece ser diferente...
Ao contrário do que muita gente pensa, o Besouro não surgiu com aquela série de TV. A primeira versão do Besouro foi radiofônica, a série da TV, com o lendário Bruce Lee, já foi um remake da série radiofônica.
Já que falamos de Bruce Lee, no filme "Dragão - A Verdadeira História de Bruce Lee", duas cenas chamam a atenção: a primeira, que mostra o teste em que ele conseguiu o papel de Kato - sim, não tinha como o papel não ser dele - e a segunda, aquela em que ele vai à China para o enterro do pai e um produtor sai em busca dele, como nos filmes do gênero de Kung Fu, e ao final lhe diz que lá (na China) a série "O Besouro Verde" era conhecida como "Kato". É verdade; a franquia, tanto aquela, como esta nova versão, poderia ser chamada de Kato. Contudo, acho que na nova versão, isto foi feito de caso pensado.
Enquanto a série clássica era mais séria, a nova versão tenta ser brincante, pois ninguém imagina um Seth Rogen (o homem por trás da máscara do besouro) sério; ele é o cara ideal para fazer um cara drogado, ou bêbado, ou "bon vivent", com noites de orgia (insinuadas, seu público é a garotada), drogado e muito, muito trapalhão. Isto sem falar nos roteiros que escreve (ele co-escreve o roteiro). Ele é o cerébro por trás do sucesso adolescente "Super Bad - É Hoje", o pai atrapalhado de "Ligeiramente Grávidos" e o improvável macho em "Pagando Bem, Que Mal Tem?". Bem, ele dá "credibilidade" ao personagem central do filme, que inicia em meio a festas e bobagens do homem mimado e rico que se tornará o Besouro.
Já o Kato, vivido pelo excelente artista marcial taiwanês Jay Chou (cujo kung Fu foi conhecido dos brasileiros pelo intrigante "A Maldição da Flor Dourada"), era órfão, passou privações, foi criado pelas ruas, em suma, foi alguém que teve que se virar... O encontro destes dois contrastantes mundos é o estopim da parceria que conduz este filme de aventuras. É um filme de sessão da tarde - o que tem os críticos de cinema contra as sessões da tarde? - que mostra dois amigos irresponsáveis, tendo os problemas e aspirações típicas de amigos irresponsáveis (incluindo aí as brigas, os ciúmes, as armações, os "et cetera" que envolvem essas amizades) enquanto tentam salvar a cidade do crime. Contam com a ajuda da secretária do alter-ego do Besouro, a estonteante Cameron Dias, num papel, digamos, "não estonteante", mas fundamental na trama.
Um filme divertido, engraçado, que faz rir... Também tem boa dose de ação. Antes de assistir o filme, eu havia lido uma crítica, falando que as cenas de ação não convenciam e tal... Discordo. Amei o filme. A julgar pelas gargalhadas do povo à minha volta, outras pessoas também gostaram. Então, é um filme divertido. Ah, sim, até com a incômoda situação do Kato, que, seguindo a tendência da série televisiva, parece mais mocinho do filme que o herói Besouro, o roteiro brinca.
Então, divirtam-se.
Beijos e abraços,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário