sexta-feira, 6 de abril de 2012

Eu voltei....

Pois é...
Lembram-se daquela propaganda da SKY em que o cara chegava em casa, música de Roberto Carlos ao fundo e a esposinha (a estonteante Gisele Bundchën) esperando toda saudosa? Pois é, eu também voltei... Voltei, após um longo e tenebroso inverno, a escrever no blog (tá, ok, ao invés de "tenebroso inverno" está mais para um produtivo e agitado verão, mas dá pra me deixar usar o bordão? Obrigado.), voltei também a DEIXAR MEU BIGODE - está lindo, diga-se de passagem, hehehe -  e voltei a treinar Tae Kwon-Do (agora com  bastante intensidade e com chutes mais altos)... São os ciclos da vida, eles acabam se repetindo...

Aliás, eu tenho muita dificuldade em acompanhar os progressos do Tae Kwon-Do atual... São muitas regras, mudam quase sempre e pelo que entendi, existem regras que só existem em nosso país, como no caso dos atletas "Master" (velhinhos, como eu) que não chutam em cima. Como será que fica para os atletas que forem participar do "2013 World Master Games" (próximo campeonato mundial para velhinhos) em Turim, na Itália??? Será que esta regra também será aplicada por lá???? E o "Infantil Menor", que por aqui também não chuta na cabeça - aliás, não tem nem contato -? O que dizer do Emil (atleta "Infantil Menor"), conhecido como Tae Kwon-Do Kid, que é tão bom que saiu da Dinamarca para treinar nos EUA e que treina e luta com muita ênfase nos chutes em cima???? Dê uma conferida:


Sou da época em que o Tae Kwon-Do (entenda-se: todos os praticantes, em todas as categorias) chutava mais em cima. E se parecia mais com uma "luta de verdade", do que com o atual esporte olímpico. Usava todos os chutes, em todas as bases, ambas as pernas, socava-se muito, usava-se os braços para a defesa, uma postura mais ereta, enfim, quase outro esporte... Valorizava-se o treino de Ho Shin Sull (defesa pessoal) ou de Derion (as outrora "lutas combinadas"; hoje em dia usa-se o termo Keourugui para qualquer tipo de luta) da mesma forma que se valoriza atualmente o treino da luta olímpica. Ai daquele que lutasse bem, mas fizesse um Kibon Don Jah (treinamento para as formas) ruim... "Volta lá e paga dez", hehehehe. Bem, mas eu voltei (só para explicar: minha ponta vemelha é da segunda metade da década de oitenta - 1986?? 1987??? Não lembro ao certo... -, parei por cerca de quinze anos, voltei e treinei até sair vermelha, entre 2002 e 2003 - ouvindo já naquela época piadinhas do tipo: "nossa, o Tae Kwon-Do dele é muito diferente do nosso" - e agora, depois de quase mais uma década parado, voltei) e entendo que o lugar do passado é, bem, digamos, o passado. Resultado: quando voltei, mantive o "posto" (2ª Gub - vermelha), consegui mudar minha "patente" (1ª Gub - ponta preta), mas vejo que, como naqueles jogos de tabuleiro, eu voltei foi para o início. É como que se o que eu já soubesse, tivesse que reaprender; melhor dizendo, TENHO q reaprender. O esporte evoluiu também no aspecto marcial; com isto, as posturas ao se realizar as formas (Poomsae, técnica na qual sempre me achei "o cara") também mudaram, ou, como se diz, evoluíram... Admito neste espaço e publicamente que não sei lutar o moderno Tae Kwon-Do (eu me considero, para fins de luta, na minha categoria, o pior atleta do Distrito Federal - eu posso até ter ganho algumas lutas e medalhas, mas isto não significa, PARA MIM, que eu esteja bem; quando muito, significam que dei sorte, hehehehhehe); mas também admito que estou fazendo a minha parte para aprender o máximo sobre este, para mim, "novo" esporte, o qual sonho, em breve (um ano??!?!?!?), estar lutando "feito gente grande" (apesar dos quase 44 anos de idade e dos quase 100 quilos, fatores que dificultam a excelência no aprendizado).

Eu voltei. Vejamos no que vai dar.

Beijos e abraços,

Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário