sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ajudando brucutus...

Oi.
Talvez se pense que brucutus não precisem de ajuda. Pode ser, mas em se tratando de brucutus da vida real. Eu, porém, estou falando aqui dos brucutus do cinema, mais especificamente, os brucutus que fazem do filme "Os Mercenários" (The Expendables, EUA, 2010), uma obra prima DO GÊNERO.
Digo que os estou ajudando, aos brucutus, porque andei lendo as críticas e pouquíssimas foram favoráveis ao filme e ajudaram a perpetuar no país um movimento de boicote, em virtude de umas palavras impensadas do Sylvester Stallone. Vamos ajudá-los, então?
Vocês conhecem o Berlusconi? É uma espécie de "Lula misturado com Maluf" da política italiana. Vive fazendo asneira e falando bobagem (tal como os dois que acabei de citar). Ora, ninguém deixou de comer pizza porque o Berlusconi "fez mais uma"... Alguém poderia dizer que as palavras do Stallone diziam respeito exclusivamente ao Brasil e aos brasileiros; mas será que alguém já viu português deixar de vender pãozinho na padaria porque brasileiro fez piada dele? Acho que quem está com um preconceito às avessas é esta pretensa intelectualidade que não percebe a diferença entre uma bobagem falada num momento de entusiasmo e uma frase com a intenção de ofender ou menosprezar. Quem é que, sob o foco dos holofotes, nunca disse uma piadinha pra se mostrar? Ele, macho alpha que é, feliz pela suas conquistas, fez uma piada. Não foi uma sentença, algo escrito, endereçado a um órgão oficial por sua assessoria de imprensa. O mais estranho é que justamente o brasileiro tem fama de brincar com tudo e com todos... Pior do que simplesmente um mal entendido, do outro lado da ponte, o que eu enxergo é a pobreza de espírito daqueles que não entenderam uma piada como uma piada. Credo.
O blog ficará grande hoje, mas ontem eu prometi explicar porque o filme "Os Mercenários" é maravilhoso. Vamos lá: ninguém que se arrisca a ir ao cinema assistir a um filme com esta ficha técnica, espera assistir a uma obra sheakespereana. Stallone ou Stattham não são Branagh ou Malkovitch; são o que são, atores que formaram suas carreiras "interpretando" homens fortes, brutos, cauterizados pelas mazelas da vida. Então, quem vai assitir a um filme cuja fama é reunir os melhores atores de ação de todos os tempos, que tem dois campeões de luta (Randy Couture, conhecido em seu esporte, o MMA, como "A Lenda" e Steve Austin, campeão de Wrestling, também conhecido como "A Lenda" em seu esporte) e dois dos mais bem sucedidos coreógrafos de lutas em cena (Jet Li, que já foi considerado Tesouro Nacional na China e Gary Daniels, que de tão bom, trocou a frente das câmeras pelo outro lado, mas que neste filme faz uma pontinha como torturador) só deve esperar isto mesmo, explosões, lutas, perseguições, cenas inverossímeis, roteiro capenga e muita, muita diversão.
O roteiro, chamado por mim de capenga, nem é tão capenga assim. É previsível, mas tem umas boas sacadas, como na hora em que o serviço dos mercenários é contratado, com Stallone, Scharzenegger e Willis em cena, fazendo troça de seus personagens anteriores e até de suas carreiras. Aliás, no filme todo, os atores aparecem fazendo troça de si mesmos. Nem Randy Couture e Jet Li escapam, com o primeiro falando de sua orelha couve-flor e o segundo falando que é baixinho...
Entre os "The Expendables" do título original - algo como os dispensáveis ou os sobressalentes - chamou-me a atenção Therry Crews. Este excelente ator, de veia cômica, trabalhou em comédias como "As Branquelas" e foi notabilizado pelo seu trabalho como o pai do "Chris" da TV, estava quase fora de contexto. Aí, justamente com a presença dele, vc se desperta. É um filme de ação, mas o enfoque é outro. É diversão. Até as explosões, as munições especiais, o modo como os ferimentos acontecem (de forma nitidamente exagerada) nos mostram que o objetivo é divertir, ao invés de servir de "documentário" sério, sobre a vida de mercenários.
Séria, convincente e inesperada, porém, foi a interpretação de Dolph Lundgren. Ele fazia um homem atormentado, pela vida que levava, pelas drogas que tomava, pelas decisões erradas, etc... Nem de longe lembrava o inexpressivo "Ivan Drago" de "Rocky IV", seu primeiro trabalho no cinema, também com Sylvester Stallone. E sua cena de luta com Jet Li, para mim - repito, para mim - foi a melhor cena de luta do filme. Eu frisei o "para mim", pois sei que amanhã minha caixa postal estará cheia com os comentários dos fãs de Randy Couture. Coube a ele a luta final, diante do não menos brilhante lutador Steve Austin, de estilo semelhante, mas de esporte diferente. Para ambientar a luta final para o grande público, que poderia conhecer Couture, mas não Austin, tem uma cena legal do Stallone levando porrada do Austin - é um ganho ver o Stallone apanhando, hehehehehehehe.
Nossa Gisele Itié faz bonito diante das câmeras; algum crítico entendeu que ela fez par romântico com Stallone, o que significa que tem crítico que vai ao cinema e não entende o filme. Não explico mais porque senão, quem ainda vai assistir ao filme, perderá a graça.
Por último e não menos importante, Eric Roberts (irmão da Júlia), vilão - tem uma década que só interpreta vilão - não luta. Não me perguntem porque. A última vez que o vi lutando foi num filme B, baseado em vídeogame, chamado "DOA".
Bem, acho que já usei argumentos demais em defesa do filme (ainda existem muitos outros...) e apesar de já estar em cartaz há quinze dias, concito você a ir. É uma grande diversão, para ser regada a pipoca. É inverossímel, com certeza. Mas, e daí?
Beijão, bom cinema,
Alf.

3 comentários:

  1. "pobreza de espírito" né. Bom cada um tem sua opinião e a sua não é a perfeita com certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Jana, não entender piada como piada, ou verdade como verdade, ou o que quer que seja, não entender as coisas e a vida como elas são, é, PARA MIM, pobreza de espírito.

    ResponderExcluir
  3. Em contra partida VOCÊ tb não entendeu quem não gostou da piada, as pessoas como elas são:falhas,preconceituosas e ignorantes. E com direito a se manifestar. Cadê sua grandeza de espírito meu amigo??
    bjs
    Jana

    ResponderExcluir