sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PCTRAN

Oi.
Os militares mais antigos que lêem o meu blog não devem ter estranhado a sigla. Significa Posto de Controle de Trânsito e é aquilo que os civis chamam de blitz. Blitz, por sua vez, deve ser oriundo do alemão; lembro-me que blitzkrieg é "ataque-relâmpago" e se refere a um tipo específico de emprego de tropas de cavalaria, utilizado (e notabilizado mundialmente) durante a 2ª Guerra Mundial pelo Exército Nazista. Pois bem, tudo isto para familiarizar você, meu caro leitor, com o universo da ação de polícia voltada para o controle de trânsito.
Eu, que não sou autoridade nem nada, fiquei pensando outro dia num evento que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Um juiz e sua família foram atingidos por disparos feitos por policiais; CIVIS! Eu nunca ouvi falar que a polícia civil, uma polícia judiciária, que na minha cabeça iniciava suas ações somente a partir de um mandato, fazia PCTRAN. Sim, a polícia especializada dessa corporação, com treinamento em operações especiais, deve, com certeza, realizar (e bem) este trabalho, mas não o policial comum. Entendo que a instrução de PCTRAN, é uma instrução de adestramento especializado, que tropas de Polícia do Exército, da Aeronáutica e do Corpo de Fuzileiros Navais, além das Polícias Militares e Federais, desenvolvem. Mas não sabia que fazia parte das atribuições da polícia civil. Achei estranho mesmo, policiais recém formados desenvolvendo este tipo de trabalho. Espero que, a partir do grave desdobramento causado pela ação daqueles policiais, que alegaram tão somente estarem cumprindo ordens, o autor das ordens as emanem para tropas especiais, com treinamento e equipamento adequados.
Forte abraço,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário