domingo, 12 de setembro de 2010

Amizade fiduciária...

Oi.
Reza a lenda que os homens são mais fiéis do que as mulheres. Calma gente, não precisa me xingar, deixem-me explicar (ninguém esperou eu molhar o bico...): fiéis entre eles, em critérios de amizade.
Tem amiga minha que afirma que o marido dela só é fiel porque torce pro Corínthias (time paulista cuja torcida é carinhosamente chamada de fiel, porque o time perde, perde, perde e ainda assim a torcida continua torcendo pra ele, mesmo em sofrimento, hehehehehehe). Eu acho muita maldade alguém pensar que homem não seja, por natureza, fiel (pobre homem, um injustiçado...). Tem até uma historinha que corre na INTERNET, que é mais ou menos assim: diz que a mulher dormiu fora de casa e ao chegar, veio com aquela historinha que bebeu demais, estava confusa (donde se deduz que não ligou para avisar onde estava por isto, por causa da "confusão") e que para não ser pega numa blitz, ou pior, causar um acidente, preferiu dormir na casa de uma amiga. O homem, imediatamente ligou para as dez melhores amigas de sua esposa e todas elas disseram que não sabiam de nada. O homem, então, na mesma noite, dormiu fora de casa (gente, é história de INTERNET, com certeza, na vida real, o condescendente homem não iria querer dar o troco, JAMAIS!!!) e chegou na manhã seguinte com a mesma história esfarrapada da mulher. Não deu outra, a mulher também saiu ligando para os dez melhores amigos do marido. Resultado: em cinco casas de amigo ele tinha dormido e nas outras cinco ELE AINDA ESTAVA LÁ!!!
O fiduciário do título diz respeito a fidelidade, mas quando a fidelidade é uma via de duas mãos. Sabe o cãozinho, aquele que tem o nome de FIDO? Pois é, "fido" significa o mesmo que "fiel", mas é usado em situações em que a fidelidade ocorre em igual intensidade em todos os envolvidos. Algo como porque sou fiel a ele, ele tem que ser fiel a mim. Todo mundo já viu algum filme em que o cavaleiro morreu para salvar o seu senhor; aquilo é fidelidade. Já no filme em que o marido quer salvar a esposa do assassino e uma vez livre, ela volta pra ajudar o marido a se safar, temos um belo exemplo de fiducialidade. Um é tão fel com o outro, quanto o outro é com um.
Hoje, pude falar com meu amigo Cleiton, com quem deixei de conviver há cinco anos, mas de cuja amizade verdadeira jamais deixei de desfrutar. E ele sabe que a recíproca é verdadeira. Entenderam o que é "amizade fiduciária"? Pois é, graças a Deus, Cleiton não é minha única amizade assim. Espero que vocês também possam ter, assim como eu tenho, diversas amizades fiduciárias, com quem se possa contar (e para quem se possa estar disponível).
Beijos nas gatinhas, abraços nos marmanjões.
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário