sábado, 13 de março de 2010

Apaixone-se...

Oi.

Recentemente (final do ano passado, penso eu...), uma amiga me telefonou, triste, falando que não conseguia se apaixonar por alguém.

Fiquei condoído da situação dela. Tudo que precisamos na vida é de algo que nos impulsione a viver. A paixão é uma delas. Uma psicóloga me disse uma vez que a gente tem que ter TESÃO (sic), pois sem tesão a vida fica sem graça mesmo (para aqueles que equivocadamente estão pensando em comprar um remédinho azul, tesão, no caso, é a paixão que temos que ter para fazer qualquer coisa - qualquer coisa mesmo - na vida).

Escrevi algo parecido com o texto abaixo e entreguei à moça em questão, na esperança de que ela reencontrasse a paixão nas pequenas coisas e assim, pudesse buscar sua felicidade com mais ousadia.

Vamos ao texto:

Apaixone-se...

Uma vez, o poeta Manuel Bandeira, ao final do poema "Belo, Belo", inseriu a seguinte frase:
"Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples".
Quase sempre, queremos que a paixão seja avassaladora como num poema épico, mas, como nos brinda Manuel Bandeira com a frase acima, a delícia da vida pode ser encontrada nas coisas simples do quotidiano: um sorriso, um sabor, um cheiro, um desejo realizado, um dia de sol, um dia de chuva, uma vitória (por menor que seja), uma luta (por mais aguerrida que seja...)... Ao meu ver e para a validação do meu argumento, a frase poderia ser modificada, sem alteração do seu entendimento para: quero a delícia de me apaixonar pelas coisas mais simples... Portanto, apaixone-se pelas coisas simples da vida...

Apaixone-se...

Certa feita, num congresso, o renomado palestrante norte-americano Billy Graham, disse:
"Quero ser apaixonado por Jesus Cristo, através da virtude do seu Espírito".
Karl Yung (ou Carl Jung, encontram-se as duas escritas em diversas fontes confiáveis), pai da psicologia analítica (também conhecida como psicologia junguiana - porque será, né?), dizia que só era possível a cura interior de alguém, se o levássemos de volta ao encontro com seu Deus. Quer tirar a amargura da sua alma? Apaixone-se por seu Deus! Seja Ele o Deus de uma religião estabelecida, seja Ele Aquele com quem vc se encontra no íntimo da sua alma e que, quando fala contigo, você reconhece sua voz...

Apaixone-se...

Jesus, o Mestre dos mestres, Senhor dos senhores, considerado o último homem de cultura plena sobre a face da terra, deu o seguinte mandamento aos seus discípulos:
"Amáras ao teu próximo como a ti mesmo".
Interessantíssimo: a chave para amar qualquer outra pessoa é, em primeira instância, amar-se a si mesmo. E quem fala isto é a maior autoridade no assunto, o próprio Cristo. Alguém só conseguirá se apaixonar por outro alguém, se for paixonado por si mesmo. Então, apaixone-se por você! Seja feliz!. Busque a felicidade em todas as coisas, até em suas lutas...

Apaixone-se...

Acredito que você, após se apaixonar pelas coisas mais simples, apaixonar-se por seu Deus e, finalmente, apaixonar-se por você mesmo, estará pronto para se apaixonar por alguém, ou até pela vida.

Enfim, seja FELIZ!

Beijos e abraços,

Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário