domingo, 21 de março de 2010

Faça valer a pena.

Oi.
Eu gosto da cena final do filme "O Resgate do Soldado Ryan". O tal Soldado Ryan está velho, farto de anos, diante do túmulo do Capitão que morreu quando foi resgatá-lo durante a Segunda Guerra Mundial. Vira-se para a esposa e pede: "diz para ele (para o morto) que eu fiz valer a pena... Eu fiz valer a pena não fiz?". Junto com o ex-Soldado está sua numerosa família, como que explicando ao morto que sim, ele havia feito valer a pena; "faça valer a pena" foram as últimas palavras do moribundo Capitão ao Soldado, que fez questão de, num gesto simbólico, antes que também morresse, demonstrar que tinha sim, feito valer a pena.
Já que estamos falando de soldados, um militar disse na sua despedida que reencontrou um antigo colega, que ao seu ver era vagabundo, pilantra e até ladrão, pois roubava os cofres públicos ao receber salário (?!?!?!!?!?!?!?! - não, não era eu... Eu trabalho... E muito...). No entanto o vagal estava muito melhor posicionado do que ele. Contudo, cheio de orgulho, disse que havia dado tudo de si para a instituição, pois entendia que após a missão cumprida, mesmo sem os louros de que era merecedor, havia feito valer a pena.
Outro dia uma mulher me escreveu perguntando porque os homens descasados sempre voltam para suas ex-mulheres. Resisti ao máximo a tentação de dizer-lhe que passar a mulher pra trás é fácil, difícil mesmo é passá-la pra frente (risos) e disse-lhe que as histórias que eu conhecia eram inversas e que as notícias que eu tinha era de que um homem só larga uma mulher ao ter outra em vista.
Pensando em tudo isto, acho que descobri porque alguns largam da mulher e outros voltam... Longe de mim querer ensinar como tirar homem/mulher dos outros ou me arriscar a dizer que trago seu amor de volta em XX horas. Se tivesse tais poderes, já tinha montado uma barraquinha e estaria ganhando dindin... Acho que a questão está relacionada à viagem da vida e o que pretendemos fazer para que aquela viagem valha a pena, não só para nós, mas também para aqueles que nos cercam. Tenho certeza absoluta que aqueles que voltaram para seus cônjuges, o fizeram porque algo neles/nelas fez valer mais a pena voltar do que qualquer outra coisa fora do casamento. Assim sendo, a recíproca é verdadeira; aqueles que largaram, o fizeram por encontrar fora de seus casamentos valores que os fizeram ver que a vida valha a pena.
E você? Sim, você. O que você pretende fazer, não para você, mas para o outro, para mostrar que a vida ao seu lado sim, vale mais a pena do que qualquer outra coisa ou alguém na vida?
Pense nisto. Dica: todo mundo gosta de convivência pacífica e fidelidade. Esteja disposto a abrir mão do que não é tão importante, para ficar com aquilo que realmente importa (lembrou do Jim Elliot? Está no post "Os caminhos da vida", neste Blog).
Ah, ia me esquecendo. Falei da relação homem-mulher para desenvolver o tema proposto pela mulher que me escreveu... Mas, fazer a viagem valer a pena, em todos os sentidos, talvez seja o grande barato da vida.
Beijos e abraços,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário