terça-feira, 16 de março de 2010

Escrachando Platão!

Oi.



Ontem escrevi sobre platonismo, mas acabei não explicando o que é... Mas alguém consegue explicar este trem direito e sem ser chato?



Escreverei alguma coisa aqui, só para não deixar passar batido: Platão, no capítulo X da "República", sua mais afamada obra, começa descendo o pau em Homero, um historiador e segue contando a história de um soldado dado como morto num campo de batalha, mas cujo corpo fora mantido em excelente estado de conservação. O gajo foi acordado e começou a narrar que, enquanto estava morto, fora levado a um outro mundo, paralelo e alternativo a este.



As considerações que faço são as seguintes: a. Se Platão começa o capítulo chutando o pau da barraca de Homero, que era um historiador, é porque, provavelmente a história que ele passa a narrar não é somente um fato histórico, verdadeiro, mas sim, fruto do poder criativo de Platão a partir de fatos, observados ou não; nunca saberemos... b. A história do soldado se assemelha muito ao conceito de planos espirituais, nos quais um ser sai deste planeta/plano e vai para outro canto (tá bom, plano...) cumprir uma missão, ser tratado espiritualmente, essas coisas; c. Subentende-se por platonismo o plano das idéias e dos sonhos, aquilo que não ocorre neste plano material. Por desenvolvimento do tema, pode-se ainda subentender que o que acontece no mundo platônico não acontece aqui e o que acontece aqui não acontece lá. Entendeu? Nem eu...



Platão foi discípulo de Sócrates (não, Platão não foi jogador de futebol, nem aluno das escolas de base do Curingão. Sócrates, no caso, foi um filósofo, a quem se atribui a célebre frase: "Conhece-te a ti mesmo; tudo que sei é que nada sei.", frase esta muito copiada pelos políticos quando são pegos metendo a mão no erário - dinheiro público: "não sei de nada". Deve ser um modelo político neo-socrático...) na Grécia antiga. Existe uma discussão acadêmica interessante que questiona se Sócrates realmente existiu ou se ele foi um alter ego (uma pessoa "inventada") criado por Platão numa forma criativa de fugir da ira dos poderosos de sua época. Se for isto mesmo, vemos que Platão não era meramente um observador da vida, mas alguém que, com seu poder criativo, se esforçava em mudá-la.



Assim sendo, desconfio que descobri porque sou pobre: vivo sonhando que estou cheio de dindin, em iate, em avião, em carrão de luxo, com motorista e DVD no banco traseiro... O meu alter ego está lá no mundo platônico se dando bem e eu aqui andando de carro velho e batido. Quando ando, porque no momento ele está na oficina.



Este deve ser também o motivo pelo qual vc não está namorando alguém como a Aline Morais (marmanjos) ou o Rodrigo Faro (gatinhas) e sim a(o) barrigudinha(o) que está ao seu lado. Hehehehehe. Brincadeirinha... Minha sugestão para você é a seguinte: sonhe que está morando na favela e namorando com a Tati quebra barraco (marmanjos) e que é submissa ao marido infel e mais feio que o "Salsichão" do "Zorra Total" (gatinhas). Você pode até não melhorar de vida neste mundo, mas que tirou seu alter ego da vida boa no mundo platônico, isso tirou. Risos.



Você é realmente bastante observador(a)... Reparou que eu não falei de mulheres no meu plano de riquezas, né?

Ora, é simples. Tanto neste mundo, como no platônico, basta-me a companhia virtual de minhas fiéis leitoras... Aham!



Beijos e abraços,

Alf.

Um comentário:

  1. Rodrigo faro ?!? Fala sério hein !! Fraquinho perto da Aline Moraes ! Pega um Carlos (acho q é Carlos o 1o nome) Casagrande q ae sim !!! rsrsrs

    ResponderExcluir