quinta-feira, 8 de abril de 2010

O diário de um diário.

Oi.
É muito difícil a proposta de um diário. Quem o escreve tem que encontrar na simplicidade do dia-a-dia, motivos que justifiquem a proposta de um artigo por dia.
Existem dias nos quais parece que um artigo só é pouco; noutros, porém, não parece haver nada para se comentar. Melhor, existem dias em que, apesar dos muitos acontecimentos, não se encontra nada digno de nota.
Pensando bem melhor, talvez não se encontre nada digno de nota num determinado dia, não em virtude dos eventos, mas sim, em virtude dos sentimentos e impressões que o autor do diário teve naquele dia.
Entendendo: se uma emissora de televisão promete uma transmissão em determinado horário e só na sua casa não pega, é um problema de antena. A transmissão ocorreu, mas como sua antena apresentou um problema qualquer, não pode captar o sinal, apesar dele estar sendo difundido.
Assim somos nós. A maravilha da vida explode exuberante a cada manhã, a cada alvorecer... Mas de que adianta isto, se, em virtude das solicitudes da vida, de nossos próprios problemas, não temos condições de captar os sinais da ação divina em favor da humanidade? O problema está em nós, não na vida, que continua a acontecer sob a forma de pequenos milagres que se locupletam.
Assim sendo, o autor de um diário só não terá matérias, se permitir que as mazelas da vida tenham mais importância do que a vida como um todo, se deixar de lado sua posição privilegiada de expectador da aventura humana na terra.
Sim, alguém disposto a escrever sobre a vida, tem que viver intensamente, sem se esquecer de observá-la atentamente, sob o olho crítico de quem assiste um belo espetáculo.
Aliás, para mim, blogar é isto: compartilhar com os outros a sua visão de mundo; no caso de um diário, compartilha-se a visão diária do mundo.
Você deve estar pensando: "coitado, hoje ele foi tragado pelas solicitudes da vida e não tinha nada para falar...". A minha intenção na verdade é lhe dizer: "viu como é difícil montar um diário?". Eu faço com prazer, pois sei que você estará lendo meus textos e de alguma forma, estarei contribuindo em sua caminhada rumo à felicidade.
Beijos,
Abraços,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário