sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Jogo da Velha

Oi.
Tem um filme antigo (põe antigo nisto, eu ainda era criança quando passou - hehehehehehe) chamado "War Games" - "Jogos de Guerra", um filme com Mathew Broderick, de 1983 - e seu final era bastante intrigante. Um computador que desenvolvera inteligência artificial a partir da prática do Jogo da Velha, decide não começar um ataque nuclear porque percebe que, qualquer que fosse a jogada que fizesse nos tais jogos de guerra, iniciaria a terceira guerra mundial, destruiria o mundo e ninguém sairia ganhando. Na linguagem do jogo da velha, qualquer jogada daria, "velha".
O nome do computador era "Joshua"; Josué, em nosso entendimento tupiniquim dos fonemas e da língua hebraica. Josué foi um grande guerreiro e sucedeu Moiséis (aquele do mar Vermelho), na liderança do povo Judeu. Quem concretizou a posse da Terra Prometida foi, segundo a Bíblia, o Josué.
Talvez evocando as qualidades deste grande guerreiro bíblico, o filme chame seu computador guerreiro de Josué. Josué também teve que tomar uma grande decisão, mas para sua decisão usou as pedras Urim e Tumim da vestimenta do sumo-sacerdote e não uma antevisão do jogo, que é o que acontece no jogo da velha.
Decisões são o que norteiam nossas vidas. Somos, de certa forma, escravos de nossas escolhas. A vida não vem com um livro dizendo qual a escolha certa ou errada. As pessoas com as quais convivemos não vem com manual de usuário, nem existe um SAC onde possamos fazer reclamações. Nossas decisões dependem exclusivamente de nós e são elas que definem a nossa vida.
Devemos, então, fazer, na medida do possível, como o computador Joshua: antever, de forma cada vez mais contundente, as possibilidades de futuro. Num jogo, numa folha de papel, na areia até, deixar que irresponsavelmente dê "velha", é uma coisa. Mas dar "velha" na nossa própria vida e na vida de nossos entes queridos, chega a ser um crime contra a humanidade, algo como uma guerra.
Não comece uma guerra contra você mesmo em virtude da preguiça de antever os fatos, de fundamentar seu futuro em passos sólidos e conhecidos. Evite a "velha" e seja FELIZ!
O dia está quase acabando, mas ainda dá tempo de entrar na onda: Salve, Jorge! Incusive, meu irmão, Jorge, que aniversaria hoje.
Beijos e abraços,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário