domingo, 11 de abril de 2010

O Vil Metal...

Oi.
Ando preocupado com o mundo e com as coisas que no mundo há, escrevi recentemente. Mas o dinheiro, de todas as coisas que no mundo há, é a que mais me preocupa. A Bíblia diz que "o amor ao dinheiro é a causa de todos os males"; veja bem, o dinheiro é um mero coadjuvante nesta história. O problema é amar ao dinheiro, ter neste amor mais valor do que qualquer outra coisa.
Por amor ao dinheiro, mata-se; pelo mesmo amor, separa-se; se rouba; se humilha; se envergonha... Fazem-se coisas indescritíveis por amor ao dinheiro. Filhos matam pais para receberam antes da hora suas heranças, esposas ou amásias matam seus cônjuges, pelo mesmo motivo...
Não me considero um apaixonado por dinheiro. Talvez eu tenha com ele, digamos, um flerte. Não posso negar porém, tendo em vista nossa instável e não declarada relação, que tenho ciúmes. Quando, por exemplo, vou entrar no meu 1,99 (meu carro) e está alguém entrando numa Tucson, sinto ciúmes desse tal de dinheiro. Porque ele (o dinheiro) está com ele (o dono da Tucson) e não comigo? Ora, porque, como em toda relação, o amor, conforme a definição filosófica e clássica é: força primordial do espírito, dotada de atitudes volitivas. Certo, força primordial do espírito, vá lá, dá para entender: ninguém (NINGUÉM!) vive sem amor. Seja o que for, para se exisitir, tem que primeiro existir amor. Agora, o que significará a expressão: dotada de atitudes volitivas? Significa que o amor tem vontade própria; não somos nós que escolhemos o amor, é ele que nos escolhe. Isto explica porque às vezes vemos aquela mulher linda (ou rica, ou inteligente, ou tudo de bom) com aquele homem feio (ou pobre, ou burro, ou tudo de ruim). O amor é traiçoeiro, pois trai as nossas crendices de que o príncipe ficará com a princesa ou coisas do tipo. Ele tem vontade própria e nos trai.
Assim sendo, o dinheiro não está comigo porque ele tem sua vontade própria. Lembra-se d"O Segredo" e aquele papo todo de lei de atração? Deve haver mesmo um fundo de verdade nisto. Olhe para o lado. Seus colegas de profissão ganham o mesmo que você, mas uns são prósperos e bem de vida, enquanto outros andam de 1,99 para cima e para baixo, quando não está quebrado, em uma oficina. Alguns podem dizer: decisões erradas; mas não creio que, se estão na mesma profissão, por um mesmo período de tempo, não há motivo para as disparidades serem tão grandes... O amor ao dinheiro, como qualquer outra forma de amor, para dar certo, precisa ser uma via de duas mãos: ame o dinheiro, com parcimônia, sem ganância. Quem sabe, desta forma, ele se sinta atraído por você. E, como em toda a relação, há momentos de se dar uma valorizada e outros de desprezo, de mandar embora... Uma boa forma de desprezar, de mandar seu dinheiro embora por uma boa causa, é depositar no fundo de apoio às vítimas do RJ. A conta é no banco Bradesco, agência: 3176-3 conta corrente: 500001-7, em nome da Obra Social do Rio de Janeiro.
Beijos ricos de amor, mas pobres em dinheiro (pois nenhum abençoado clica nas propagandas que existem neste blog para eu ganhar algum dindin...)...
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário