quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gostando de si mesmo.

Oi.
A gente sabe, todo mundo sabe, que deve se amar.
Outro dia escrevi que o próprio Cristo disse que só pode amar ao próximo quem ama a si mesmo.
Amar-se a si mesmo é cuidar-se, é zelar pelo cumprimento das decisões tomadas, é pensar muito antes de tomar decisões, é lutar por ser feliz...
Claro, quero ser feliz, assim como você ou qualquer outra pessoa. Sempre associei a minha felicidade à conquista de coisas grandiosas. Mas acho que não sou só eu, todo mundo é assim. E todos sonhamos com essas coisas grandiosas, tipo: ganhar na loteria, comprar um carrão, fazer a viagem dos sonhos, enterrar a sogra (?!?!?!??!?!?!?!?!?!), essas coisas que são associadas ao inconsciente coletivo quando se pensa em felicidade terrena (não, mulheres, não estou falando sobre namorar o Alfonso, a verdadeira felicidade terrena feminina - isto está fora do contexto, hehehehehe).
Hoje fui à Faculdade Dulcina de Artes Cênicas. Nem sabia que existia. Fica contígua à sala de teatro do CONIC (acreditam que fui ao CONIC e continuo sem comer ninguém? Vou acabar entrando para o Guiness...). Resolvido o que eu fui lá resolver, deu-me sede. Lembrei-me de uma cafeteria, no mesmo piso, quase defronte ao teatro. Ao entrar na cafeteria porém, lembrei-me da última vez em que estive ali, com meu pai. Saudades... Ao sentar-me, além da água, perguntei se eles serviam "mochaccino" - "capuccino" com mais chocolate. A atendente me disse que não e passou-me o cardápio. Tinha uma opção bem parecida em paladar com o que eu estava procurando, com café, leite e chocolate em calda, chamava-se "mocha" e pedi, solicitando ainda que se acrescentasse chantilly à iguaria.
Ah, sim, a água era gasosa. Esqueci-me por um momento das dicas de alimentação de minhas amigas: chocolate engorda; café excita e faz mal para o estômago; água gasosa fal mal para o estômago e causa mau hálito (?!?!?!?!?!?!?!?!?!), etc... Sei que devemos nos cuidar, mas devemos também ter o cuidado de fazer aquilo que gostamos, senão a vida acaba perdendo a graça. Comecei com a água, para limpar as papilas gustativas; depois, misturei a calda de chocolate com o restante da bebida, com o cuidado de movimentar o chantilly o mínimo possível. Sorvi a mistura em pequenos goles, permitindo a entrada do chatilly em pequenas porções, a cada sorvida, realçando os sabores da bebida. Intercalava goles do "mocha" com goles de água gasosa.
Foram momentos de um pequeniníssimo prazer, mas que eu me dei o direito de viver. Gostar-se de si mesmo, não é só viver uma vida de disciplina espartana em nome da boa saúde; é também ter a oportunidade de encontrar prazer nas pequenas coisas, ainda que se transgrida, vez por outra, a disciplina.
Goste-se de si mesmo; corra, nade, pratique exercícios, enfim. Manere a alimentação. Preocupe-se com o binômio idade/peso. Mas não seja xiita. Dê-se o direito de ter algum pequeno prazer, seja gastronômico ou o que for. Porque, preservar este direito, com prazer, também é gostar-se de si mesmo.
SEJAM TODOS FELIZES!
Beijos, para mim mesmo, pois eu me amo; bjos também a todos que me lêem,
Alf.

2 comentários:

  1. "namorar o Alfonso, a verdadeira felicidade terrena feminina - isto está fora do contexto"
    Ai menino, vc como sempre modesto hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jana!
    Estou pensando em criar uma comunidade a AMEXMA (pronuncia-se: a mesma): Associação Mundial das Ex-Mulheres do Alfonso. Não criei ainda porque acho que iria travar os servidores do Google com tanto acesso, risos.

    ResponderExcluir